Siga-nos!

SOBRE O PLANTANDO O BEM

Para que possamos conviver bem em sociedade é preciso que cada um faça sua parte. Cada cidadão, enquanto consumidor, membro de alguma organização, precisa avaliar seu comportamento e que práticas pode adotar para fortalecer a sustentabilidade nos processos do dia a dia, sejam políticos, econômicos ou ambientais. As empresas, por sua vez, devem ter a consciência de praticar a sustentabilidade e levar esse conceito a todos seus funcionários e as comunidades onde estão presentes. Foi com esse intuito que surgiu o Plantando o Bem.

 

Nos três anos de Plantando o Bem, o projeto atingiu mais de 8.000 crianças de mais de 100 escolas de 15 cidades gaúchas onde a Santa Clara está presente com suas unidades. 


Para a Santa Clara fica a satisfação de puxar a frente e fazer parte de uma necessária mudança de comportamento que tão bem faz à sociedade e que colabora no dia a dia das comunidades onde está inserida.

 

Compartilhar

 

O projeto Compartilhar foi idealizado pela Cooperativa Santa Clara em 2015 para agregar sob o mesmo guarda-chuva todas as ações voltadas para associados, funcionários e comunidades e dentro dele que nasceu o Plantando o Bem. Criado em 2016, o Plantando o Bem visa desenvolver a compreensão da agricultura familiar especialmente nas escolas, estimular hábitos saudáveis e habilidades sensoriais nos participantes do projeto e promover a alimentação saudável.

 

Confira as etapas já realizadas pelo projeto:

 

2016

O projeto foi lançado em 2016 apenas em Carlos Barbosa, município sede da Cooperativa Santa Clara, visando estreitar os laços com a comunidade conscientizando sobre cuidados com o meio ambiente e a saúde.

 

Oficina do gosto

Funcionários da Cooperativa e diretores das escolas participantes do projeto participaram de uma experiência orientada pela nutricionista Renata Boscaini envolvendo os sentidos. Vendados, os participantes podiam descobrir os sabores azedo, doce, salgado e umami ao degustarem diversos tipos de alimentos, percebendo que o paladar, tato e olfato podem melhorar a experiência.

 

Plantio de hortas escolares

O primeiro ano do projeto foi dedicado ao plantio de hortas escolares em 12 escolas de Carlos Barbosa, que receberam também uma oficina sobre alimentação saudável ministrada pela nutricionista Renata Boscaini.

 

 

2017

O segundo ano do projeto contou com três etapas, voltadas para crianças de todo o ensino fundamental:

 

Que tal renovar a sua hortinha?

Profissionais da Cooperativa visitaram as escolas que já tinham realizado o plantio no primeiro ano do projeto renovando as hortas existentes e assessorando as turmas com um cronograma de cuidados com as hortas. Nos municípios onde a Cooperativa conta com filiais foi realizado o plantio em 22 escolas.

 

Oficina Culinária

Além de aprenderem sobre os benefícios de cada alimento, orientados pela nutricionista Renata Boscaini, as crianças tiveram ingredientes sorteados para o preparo de um prato saudável e gostoso. Esta atividade aconteceu em 12 escolas de Carlos Barbosa e as receitas deram origem a um livro que foi distribuído para todo o município.

 

Teatro nas escolas

Para conscientizar também os pequenos sobre alimentação saudável, agricultura familiar, plantio de hortas e impactos ambientais, foi apresentado para 5429 alunos de 15 cidades gaúchas o teatro “Histórias das Porteiras – Uma aventura urbana”, uma peça cheia de referências a valores e conscientização acerca do meio ambiente e de um mundo mais sustentável elaborada especialmente para o projeto.

 

 

2018

Voltado para alunos de 5º a 9º ano, o Plantando o Bem realizou duas etapas neste ano:

 

Que tal renovar a sua horta?

Profissionais da Cooperativa realizam visitas às escolas já participantes do projeto, renovando as hortas existentes, dando dicas de manutenção dos espaços e realizando o plantio de chás para as escolas participantes do Relógio do Corpo Humano.

 

Relógio do Corpo Humano

Os benefícios, prevenções, vantagens para a saúde e fortalecimento do sistema imunológico proveniente da utilização dos chás é abordado em palestras pela nutricionista Renata Boscaini para os alunos. Orientadas por ela, as turmas também criam um herbário, um guia que contém espécies vegetais secas e classificadas de acordo com suas características naturais, proporcionando um rico material para pesquisa.

Plantando o Bem 2016

Plantando o Bem 2017