Siga-nos!

Nossas Notícias

Plantando o Bem foca em aproveitamento dos alimentos

16 de abril - 2019

O projeto Plantando o Bem chega a seu quarto ano com novas atividades nas escolas participantes, desta vez voltadas especialmente para crianças de 1º a 4º ano. Neste ano, a Cooperativa Santa Clara estará presente nas escolas com a revitalização e acompanhamento das hortas feitas nas edições anteriores do projeto, confecção de composteiras e ainda apresentação de um teatro de fantoches com foco no aproveitamento de alimentos.

O projeto inicia por Carlos Barbosa, cidade sede da Santa Clara, onde 13 escolas terão a visita da equipe do Plantando o Bem. A primeira instituição a receber a reestruturação da horta será a Escola Estadual Elisa Tramontina, visita prevista para o dia 23 de abril.
Além de Carlos Barbosa, o projeto segue em Veranópolis, Estação, Vila Maria e Paraí e neste ano contemplará também instituições de Garibaldi, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul e Paim Filho. 
Além da organização e revitalização das hortas, as escolas que desejarem construir suas próprias composteiras terão a assessoria da equipe do Platando o Bem. A compostagem garante a reciclagem dos resíduos orgânicos como cascas de ovos, restos de legumes e frutas, borra de café e outros, transformando-os em adubo rico em nutrientes para as hortinhas.
A partir de maio, as escolas receberão o Teatro dos Alimentos, um teatro de fantoches direcionado aos pequenos onde cada alimento vai contar sobre seu valor nutritivo e sua importância na alimentação. A elaboração e apresentação será realizada por nutricionistas da Cooperativa Santa Clara.
As crianças ainda receberão receitas saudáveis que utilizam alimentos inteiros, incluindo cascas e talos, visando um melhor aproveitamento e menos desperdício para poderem reproduzir em casa.

 

O Plantando o Bem
Criado em 2016, o Plantando o Bem visa desenvolver a compreensão da agricultura familiar especialmente nas escolas, estimular hábitos saudáveis e habilidades sensoriais nos participantes do projeto e promover a alimentação saudável.
Nos três anos de Plantando o Bem, o projeto atingiu mais de 8.000 crianças de mais de 100 escolas de 15 cidades gaúchas onde a Santa Clara está presente com suas unidades de varejo. 


Confira as etapas já realizadas pelo projeto:

  • 2016

O projeto foi lançado em 2016 apenas em Carlos Barbosa, município sede da Cooperativa Santa Clara, visando estreitar os laços com a comunidade conscientizando sobre cuidados com o meio ambiente e a saúde.

Oficina do gosto
Funcionários da Cooperativa e diretores das escolas participantes do projeto participaram de uma experiência envolvendo os sentidos. Vendados, os participantes podiam descobrir os sabores azedo, doce, salgado e umami ao degustarem diversos tipos de alimentos, percebendo que o paladar, tato e olfato podem melhorar a experiência.

Plantio de hortas escolares
O primeiro ano do projeto foi dedicado ao plantio de hortas escolares em 12 escolas de Carlos Barbosa, que receberam também uma oficina sobre alimentação saudável.

 

  • 2017

O segundo ano do projeto contou com três etapas, voltadas para crianças de todo o ensino fundamental:

Que tal renovar a sua hortinha?
Profissionais da Cooperativa visitaram as escolas que já tinham realizado o plantio no primeiro ano do projeto renovando as hortas existentes e assessorando as turmas com um cronograma de cuidados com as hortas. Nos municípios onde a Cooperativa conta com filiais foi realizado o plantio em 22 escolas.

Oficina Culinária
Além de aprenderem sobre os benefícios de cada alimento, as crianças tiveram ingredientes sorteados para o preparo de um prato saudável e gostoso. Esta atividade aconteceu em 12 escolas de Carlos Barbosa e as receitas deram origem a um livro que foi distribuído para todo o município.

Teatro nas escolas
Para conscientizar também os pequenos sobre alimentação saudável, agricultura familiar, plantio de hortas e impactos ambientais, foi apresentado para 5429 alunos de 15 cidades gaúchas o teatro “Histórias das Porteiras – Uma aventura urbana”, uma peça cheia de referências a valores e conscientização acerca do meio ambiente e de um mundo mais sustentável elaborada especialmente para o projeto.

 

  • 2018

Voltado para alunos de 5º a 9º ano, o Plantando o Bem realizou duas etapas neste ano:

Que tal renovar a sua horta?
Profissionais da Cooperativa realizam visitas às escolas já participantes do projeto, renovando as hortas existentes, dando dicas de manutenção dos espaços e realizando o plantio de chás para as escolas participantes do Relógio do Corpo Humano.

Relógio do Corpo Humano
Os benefícios, prevenções, vantagens para a saúde e fortalecimento do sistema imunológico proveniente da utilização dos chás foi abordado em palestras pela nutricionista Renata Boscaini para os alunos. Orientadas por ela, as turmas também criam um herbário, um guia que contém espécies vegetais secas e classificadas de acordo com suas características naturais, proporcionando um rico material para pesquisa.

Tem alguma dúvida? Escreva abaixo

Mais notícias

10 de agosto - 2020

Plantando o Bem vai até a casa de alunos em doze municípios

Continuar lendo +

20 de dezembro - 2019

Plantando o Bem encerra o ano com mais de duas mil crianças atendidas

Continuar lendo +

16 de setembro - 2019

Plantando o Bem leva teatro e conscientização ambiental às escolas

Continuar lendo +