Siga-nos!

Nossos Conteúdos

Que tal fazer seu próprio vaso autoirrigável?

11 de dezembro - 2018

Outra alternativa para ter temperos, verduras e legumes sempre à mão são as hortas autoirrigáveis, ideais para deixar a terra sempre úmida, mesmo sem dispensar o tempo para regar.

 

 

Você já encontra vasos prontos com esse modelo no mercado, assim basta fazer o plantio e manter água no reservatório. Mas também é possível fazer seu próprio sistema, com materiais de baixo custo e que você provavelmente tem em casa.

 

Veja o passo a passo:

1. Você vai precisar de um vaso, uma floreira, um balde ou uma garrafa PET.
2. Um recipiente que servirá de base para armazenar a água.
3. Fure na parte inferior da tampa e coloque vários fios de algodão, que conduzirão a água até o solo, mantendo-o úmido.
4. Escolha um vaso que receberá a planta; o outro, receberá a água (pode ser uma calha ou a base de uma garrafa PET ou um prato de vaso). Este recipiente deverá ser preenchido com água e o vaso menor deve ser colocado sobre este recipiente com água. A base deve ser preenchida com uma lâmina de água e um barbante de algodão deve fazer a comunicação entre os dois, de modo que a água suba por capilaridade, mantendo a terra úmida.
5. Não esqueça de vedar a base contendo água para evitar a proliferação de mosquitos. Pode ser feito com papel laminado.
6. Fique atento para que sempre haja água no reservatório

 

Tem alguma dúvida? Escreva abaixo

Mais conteúdos

Santa Clara | Plantando o Bem

11 de dezembro - 2018

Plante sua própria hortinha

Continuar lendo +
Santa Clara | Plantando o Bem

11 de dezembro - 2018

Dicas de adubação e compostagem para sua hortinha

Continuar lendo +